quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Como identificar e testar um resistor

Olá! nesse post irei mostrar como testar um resistor, para executar o teste primeiramente precisamos saber como identificar o valor do componente.
Como sabemos os resistores usam um código de cores padronizado, os resistores mais utilizados possuem quatro listras para indicar o valor de sua resistência. Aqui no blog tem um post com a tabela completa de cores e valores dos resistores!
Como mostrado na figura podemos ver que, a primeira listra é de cor Marrom = 1, a segunda é preta = 0, a terceira  é laranja = 3 e a quarta que como podemos ver, é mais afastada das outras que indica a tolerância que no caso é de cor Ouro = 5%.
As duas primeiras fileiras correspondem aos dois primeiros dígitos, a terceira representa o multiplicador (ou número de zeros).
Então no nosso resistor da imagem esta sendo indicado o número 103, como o terceiro número indica o multiplicador ou número de zeros, temos um resistor de 10 000 Ohms com 5% de tolerância!
Veja a figura abaixo:



OBS: Clique na imagem para obter melhor visualização!

Agora vamos aos testes, primeiramente verifique o valor do resistor a ser testado, em seguida posicione a escala do multímetro onde se mede resistência, depois coloque as pontas de prova do multímetro nos terminais do resistor (não importa a polaridade), como mostra a próxima imagem, e verifique o valor mostrado no display!
Veja a figura abaixo:



OBS: Clique na imagem para obter melhor visualização!

Como podemos notar, o valor indicado no display da imagem acima, foi bem próximo ao indicados nas listras do resistor.
Listras indicam 10 000 Ohms
Multímetro indica 9 812 Ohms.

Essa pequena diferença é normal, devido aos 5% de tolerância indicado no resistor.
A tolerância é uma pequena margem de "erro" que um resistor pode apresentar em seu valor na pratica comparado com o de suas cores. É muito difícil produzir componentes com alta precisão, e essa precisão também varia de acordo com outras coisas, como temperatura ambiente entre outras circunstâncias.
No caso do resistor utilizado como exemplo, ele possui uma tolerância de 5%, isso significa que no máximo ele pode variar 5% a mais ou a menos do que seu valor impresso.
Se o resistor utilizado possui indicação que sua resistência é de 10 000 Ohms, e possui uma tolerância de 5%, isso significa que ele pode  ter uma resistência no máximo 500 ohms para mais ou para menos que seu valor indicado que é 10 000 Ohms. O valor de 500 Ohm significa 5% de 10 000.
Então em condições de trabalho normais sua resistência máxima pode chegar a 10 500 Ohms e a minima 9 500 Ohms, acima ou abaixo disso o resistor já esta fora de suas condições normais, ou seja, alterado!
As vezes quando o resistor da algum defeito, ele pode apenas estar alterado, ou seja, com um valor fora de sua tolerância, como mostrado na próxima figura. Caso isso ocorra o circuito em que o resistor esta empregado pode receber uma corrente muito alta, caso o resistor esteja com resistência abaixo da tolerância, ou uma corrente muita baixa se o resistor estiver com sua resistência muito alta!
Veja a figura abaixo:



OBS: Clique na imagem para obter melhor visualização!

Na próxima imagem mostro os tipos mais comuns de defeitos em resistores, que são: quando o resistor entra em curto, ficando sem resistência como um "fio", liberando corrente demais para o resto do circuito, ou quando o resistor se abre e fica com uma resistência muito alta ou infinita, assim não conduzindo a corrente elétrica necessária ao circuito!
Veja a figura abaixo:



OBS: Clique na imagem para obter melhor visualização!

Seja um seguidor do blog, compartilhe conhecimento!

Cadastre seu e-mail gratuitamente e receba as atualizações do blog!

Abraços!

Att: Vando

Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Marcadores

Total de visualizações