sábado, 23 de novembro de 2013

Alarme Com Transistor

Bom pessoal por hoje vou deixar aqui um circuito de um alarme, esse é um circuito onde um podemos adotar uma sirene ou outro dispositivo para alertar que um delimitado perímetro foi invadido.
O seu funcionamento é bem simples, no circuito a dois pontos x e y que aterra a base do transistor colocando o na região de corte(onde o transistor está desligado) fazendo com que o relé fique desligado ou seja K1 permanece aberto. Os pontos x e y são interligados por um fio fino de baixa resistência, quando esse fio é rompido, o circuito alimenta a base do transistor levando ele para saturação(onde o transistor está ligado) fazendo acionamento do relé e fechando K1 e assim acionando o circuito de sinalização.O potenciômetro P1 deve ser ajustado por causa do comprimento do fio, ele deve ser testado nas seguintes condições: fio ligado e fio rompido. O bom desse circuito é o que? É que a etapa de acionamento é independente da etapa de sinalização ou seja não importa qual circuito de sinalização iremos usar.
O circuito é este:
O circuito deve ser alimentado com 6 Vcc. Os pontos x e y como foi dito é o fio que deve ser ligado na área que deve ser protegida, como na imagem abaixo:
Por isso o fio entre x e y tem de ter baixa resistência. Mas porque aquele diodo?. Aquele diodo protege o nosso transistor da sobretensão criada na bobina do relé, ela chega a ser capaz de queimar o transistor, ai ele bloqueia essa tensão reversa.
Materiais necessários para montagem:
  • Bateria de 6Vcc.
  • Potenciômetro(P1) de 22K Ohm.
  • Resistor(R1) de 1K Ohm.
  • Diodo(D1) 1N4148.
  • Transistor(Q1) BC547.
  • Fio de baixa resistência para x e y.
  • Relé de 6V.
  • Interruptor(S1).
Bom pessoal infelizmente estou sem tempo pra fazer o vídeo desse circuito mas em breve farei, espero que tenham gostado, e use a imaginação na sinalização desse circuito. Até.
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Marcadores

Total de visualizações