Introdução
Com esse post sobre como fazer fontes de alimentação vou inaugurar aqui no Baudaeletronica um curso que tem por objetivo preparar os profissionais da área de eletrônica e áreas afins para projetar fontes de alimentação. Conto com as sugestões dos leitores para melhor direcionar o assunto e corrigir os erros.
Como fazer uma fonte de alimentação – Parte 1
Para fazer uma fonte de alimentação é necessário saber qual será a tensão de saída e a tensão de entrada dessa fonte, bem como a corrente. Também podemos ter tensões de entrada e tensões de saída, ou até mesmo projetar uma fonte com saída e/ou entrada variável. Outro ponto a ser considerado é se a fonte de alimentação tem entrada/saída em Corrente Contínua (C.C.) ou Corrente Alternada (C.A.). Em resumo esse monte de opções pode ser sintetizado pela na Figura 1.
Figura 1 – Classificação das fontes de alimentação conforme o tipo entrada e saída. |
Fonte de alimentação com entrada C.A. e saída C.C.
Neste tipo de fonte precisamos retificar a tensão alternada para obter uma tensão de saída contínua, isto pode ser feito utilizando diodos específicos. A escolha do diodo retificador leva em conta a máxima corrente instantânea, e a corrente média, também se deve levar em conta a máxima tensão reversa que esse dispositivo irá ser submetido.
Projeto de fonte C.A. C.C. com entrada de 127/220V e saída 12 volts e corrente de 500mA.
Lista de componentes:
- 1 Transformador 127/220Vrms e saída de 15Vrms e corrente de 500mA
- 4 Diodo 1N4001 até o 1n4007 (qualquer modelos desses serve);
- 1 Capacitor eletrolítico 1000uF 25V;
- 1 Capacitor eletrolítico 100uF 25V;
- 1 Capacitor cerâmico 100nF;
- 1 Regulador de tensão LM7812;
Circuito da fonte da fonte
Figura 2 - Fonte 12V e 500mA (clique sobre imagem para amplia-lá. |
0 comentários:
Postar um comentário