Introdução
Os retificadores com diodos são circuitos eletrônicos utilizados para transformador a energia alternada, ou Corrente Alternada C.A. em Corrente Contínua C.C. Existem três tipos de circuitos retificadores:
- Retificadores de Meia Onda;
- Retificadores de Onda Completa utilizando transformador com derivação central;
- Retificadores de Onda Completa em ponte.
A energia elétrica que chega até as casas está na forma de uma senoide de onda com frequência de 50 ou 60Hz, grande parte dos equipamentos eletrônicos fazem uso de tensão contínua para sua alimentação, em todos esse circuitos se utiliza retificadores.
Retificadores de Meia Onda
O circuito retificador a diodo mais simples que pode ser construído é denominado com Retificador de Meia Onda, Figura 1. Esse circuito utiliza apenas um diodo retificador, esse dispositivo conduz durante o semiciclo positivo, no semiciclo negativo o Diodo entra em bloqueio, ficando reversamente polarizado.
Figura 1 - Retificador de Meia Onda |
A frequência de saída dos retificadores de meia onda é igual a frequência de entra, já nos circuitos retificadores de onda completa a frequência de saída é igual a dobro da frequência de entrada. Em relação ao custo os retificadores que utilizam apenas um diodo chegam a custar 4 vezes menos, que os de onda completa. Umas das grandes desvantagens desse desse tipo de topologia de retificador está na necessidade de utilização de capacitores maiores, já o que nível de oscilação corrente de saída é maior que dos seus concorrente.
A tensão de saída dos retificadores de meia onda é 45% da tensão de valor eficaz da entrada, isso torna esses circuitos interessantes em aplicações onde deseja-se baixar a tensão de entrada se emprego direto de transformadores.
Agora que já sabemos a teoria sobre retificadores de meia onda podemos aprender sobre Como simular um retificador meia onda.
Rev 13/05/13M
Rev 13/05/13M
0 comentários:
Postar um comentário