segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

LCD Keypad Shield + Simulino


Vamos simular o LCD Keypad Shield?


 Tutorial no Youtube: http://youtu.be/Xzee937xzaE



[DOWNLOAD]

Hoje irei demonstrar mais um modo para simularmos nossos queridos projetos, e em especial aquele shield bem conhecido por nós hobbistas das plataforma Arduino, que é o KEYPAD SHIELD, aquele que possui
um display LCD 16x2 e alguns botões.

Segue imagem do mesmo abaixo:

Para quem explorou seu esquema elétrico, pode perceber que ele é bastante otimizado. Proporcionando uma boa otimização quanto à quantidade de pinos necessárias para seu funcionamento.

 Observando apenas o conjunto do Display LCD, são utilizados apenas 6 pinos, sendo eles o sinal de EN, RS, D7,D6,D5 e D4. Ou seja, ele utiliza 2 pinos para o controle padrão destes displays ( EN e RS), e mais 4 pinos para o envio de dados e comandos, que são:  D7, D6, D5 e D4.

Agora para o conjunto de botões, temos uma implementação bem interessante, pois para a maioria deles é utilizado uma cadeia de divisores de tensão, para assim permitir que seja utilizado apenas "1" pino da nossa placa do Arduino. Ou seja, ao invés de utilizarmos 5 pinos para controlar 5 botões, são necessários apenas 1 pino, tendo como premissa que não estaremos lendo um sinal digital e sim um sinal analógico para podermos indentificar qual foi o botão pressionado.

Mas agora alguém me pergunta: "Mas não existem 6 botões?" Responderei: "Sim meu caro Sherlock Holmes!rs", o que acontece é que o Botão de Reset não pode ser adicionado à estes divisores de tensão, pois ele precisa ir diretamente acoplado no pino de reset, por isso ele se encontra em um pino separado.

Vendo o esquema elétrico, podemos observar isto:



Vamos simular? 



Como este shield é acoplado em nossas placas do Arduino, vamos nos utilizar do nosso simulador do Arduino, o SIMULINO, e dentro deste projeto eu adicionei mais um bloco de circuitos referentes ao Keypad Shield, já com seus botões de controle e LCD.

Segue um exemplo da ligação entre as placas.:


Onde são interconectados os sinais de terra (Gnd), Reset, AN0 (sinal analógico dos botões), e os sinais do Display LCD (EN,RS,D7,D6,D5 e D4).

Foi adicionado um Terminal Serial, para que sejam exibidas nossas mensagens de debug. Ele não precisa ser retirado, e funciona como nosso debug utilizado através da Serial Virtual da nossa IDE (ou plataforma de programação ).


 Dentro do Keypad Shield, nos deparamos com o seguinte esquema:


 Tendo a disposição dos botões parecidas com a que utilizamos em nosso shield, para ficar bem familiar.

Aqui você só precisa controlar conforme  o shield, apertando os botões e verificando o seu funcionamento.

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 Observação:

Existe um possível "bug" no simulador Proteus, mas tenham calma, é fácil para contorná-lo. 
Ainda estou verificando se acontece em outros microcomputadores ou se é apenas no meu.
O que acontece é que quando iniciamos o simulador, devemos estar com o bloco do Keypad Shield aberto, ou seja, devemos estar dentro da planta do shield, tendo tal visão:

 
Pois se o simulador for aberto fora deste bloco, aparentemente a simulação referente ao Display LCD não funciona de modo à liga-lo. Aparentemente ele não liga se não estivermos vendo ele.
Então é simples, basta iniciar a simulação com esta janela aberta que tudo irá funcionar.
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Logo estarei fazendo um vídeo para mostrar como fica a simulação.

Os arquivos estão dividos em pastas, com os esquemas e a imagem do Shield.
Dentro da pasta dos fontes (source), foram adicionados dois projetos: um para as placas do Arduino com o compilador padrão dele, onde os arquivos terminam com *.ino , e outro para as placas do Chipkit, pois para o compilador deles a extensão do arquivo é o *.pde .  

Observem bem antes de abri-los. ^^ 

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 Observação:
 Dentro do código fonte, foram adicionados 3 tipos de configurações de pinos para o shield
porque já me deparei com 3 tipos de pinagens diferentes.
Caso o shield não funcione da primeira vez, tenha calma, provavelmente você precisa
verificar qual é a configuração correta para o seu shield. 
As mais utilizadas já estão dentro do arquivo fonte.    
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Foram adicionados os *.hex e o *.elf, para quem quiser apenas simular sem compilar, e quem sabe fazer o disassembler do projeto.

Estamos esperando seus comentários. Não deixem de comentar.

Até o próximo post.


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