domingo, 25 de agosto de 2013

Faça Um Circuito Para Testar Portas USB's

Bom pessoal hoje quero apresentar-lhes um circuitinho muito simples com LED e que é muito útil para que se faça a verificação básica das portas USB de qualquer computador, mantendo assim o seu Pen-drive intacto e sem risco de queima-lo por causa de uma porta USB invertida na hora da montagem.
O circuito é composto por dois LED's um verde( indicando bom funcionamento) e um vermelho( indicando que algo está errado), o circuito é este abaixo: 

L1 é o LED verde onde ela acenderá se tudo estiver correto com a porta usb, e L2 é o LED vermelho onde ele indicará que algo está errado. O que devemos tomar muito cuidado é na hora de montar o circuito no USB, porque ele tem polaridade e se você fizer a montagem errada o teste de USB irá funcionar errado.
As portas USB fornecem tensões de 5V, abaixo está indicado onde é o terminal + e onde é o -.
Bom com essas informações em mãos nos resta agora selecionar os materiais necessários para a montagem.



 Materiais:


  • 1 LED verde de 3mm
  • 1 LED vermelho de 3mm
  • 2 Resistores de 220 Ohms
1 conector USB fêmea ( é igual ao de um Pen-drive , ou cabo ).
Esse conector com cabo na imagem vai ser usado no final, para testar se o circuito está tudo OK.

Temos também a necessidade de usar algumas ferramentas especificas, que são fáceis de encontrar em qualquer loja de ferramentas.



  • 1 ferro de soldar
  • 1 tubinho de estanho
  • 1 estilete ( pode ser usado outro objeto cortante).
  • 1 alicate ( de preferência um de bico fino).
  • 1 fita isolante.
Bom agora esses materiais aqui abaixo são de preferencia de cada um, a minha foi a de usar estes para abrigar o circuito.

  • 1 caixinha de Pen- drive quebrado.
  • 1 tubo de cola de silicone.
Agora sim a melhor parte de todas, a montagem:
Primeiramente com o LED fixo soldamos um resistor de 220 Ohms ao terminal anodo do LED (quem não se lembra dos terminais do LED, vejam no primeiro artigo).


Soldado o resistor vamos colocar um outro fio para alongar o terminal do LED ( se for usar um LED novo não é necessário fazer isto).


Agora soldamos o segundo resistor ao terminal catodo que é aquele que foi soldado para alongar o terminal do LED, lembre-se de sempre acompanhar o esquema do circuito para ajudar na montagem.


Depois de soldado o resistor, ele deverá ficar desse jeito, conforme o representado na esquema.


Agora é a hora de soldar o segundo LED ao circuito, o resistor que tínhamos soldado antes irá soldado no terminal anodo do LED vermelho, ele deverá ficar desse jeito:


Vamos soldar mais um fio ao terminal catodo do LED para alonga-lo, e facilitar na montagem final.


Por fim dobramos aquele terminal e soldamos ele ao terminal do resistor do LED verde, que é o terminal onde vai ter +5V, deverá ser montado assim:


Visto de um outro angulo fica assim, Muito cuidado para não deixar os terminais encostar uns nos outros, pois se você os monta assim corre o risco de queimar a sua entrada USB, e está não é nossa intenção.


Por enquanto vamos deixar os dois à sós....


Vamos nos atar agora ao terminal do USB, já que vamos utilizar os pontos onde saem +5v e -5v podemos então excluir os dois terminais centrais do conector para evitar algum acidente.


 Retirado os terminais centrais ele ficará assim:


Lembra da fita isolante no começo? é aqui que ela entra na história , vamos usa-lá para isolar os terminais que apresentem risco de um curto circuito.


Agora vamos brincar um pouquinho com o conector USB, vamos colocar dois terminais para alongar e melhorar na hora de colocar o circuito em uma caixa.


Feito isso agora vamos soldar os LED's ao conector USB desse jeito , que é a posição correta para o bom funcionamento do circuito.


Se você soldou corretamente os LED's e o conector deverá ficar assim:


Bom esse é o circuito final , mas não podemos parar por ai, devemos montar uma caixinha para abriga-lo de forma a proteger as conexões.


Bom essa parte eu não vou entrar em detalhes, porque é a parte onde devemos soltar a imaginação para criar ou adaptar um local para abrigar o circuito, eu escolhi um velho Pen-drive que eu tinha aqui na "garagem", e estava queimado, e então com a cola de silicone o colei de forma que tudo ficou fixo e bem firme. Esse foi o aspecto final do projeto:




Mas ficou faltando alguma coisa ?! , me lembrei, o teste né...
Aqui no teste o circuito indicando que está tudo Ok.


E por último montei um esquema para mostrar ele indicando que algo está errado, esse é o funcionamento:


Por hoje é isso, espero que tenham gostado, esse circuito não é só um divertimento mas também é uma ferramenta de trabalho muito útil, por exemplo quando vamos arrumar um conector USB de um computador e precisamos testa-lo para verificar se está em correto funcionamento, ai a gente usa o nosso testa USB.
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Marcadores

Total de visualizações