Olá pessoal, hoje nessa primeira postagem vamos fazer uma lâmpada automotiva de LED (diodo emissor de luz).
Bom esse circuito eletrônico é bem simples e possui muita aplicação, abaixo o circuito do nosso projeto.
Bom esse circuito eletrônico é bem simples e possui muita aplicação, abaixo o circuito do nosso projeto.
Vamos através desse circuito calcular o valor do resistor R1, primeiramente devemos escolher o valor da fonte de tensão ( E ), lembrando que esta tem que ser cc ( corrente continua), aqui utilizei 12V por causa da tensão da bateria do carro. Bom escolhido o valor da tensão E, nos resta escolher o LED e o valor do resistor, nessa montagem vamos utilizar um LED de alto brilho de 1,7V, e também um resistor R1 de 560 Ohms, esse resistor é a peça chave para o bom funcionamento desse circuito, é ele quem limita a corrente I que vai passar pelo LED, o calculo de R1 é bastante simples, utilizando a lei de Ohm calculamos o valor de R1, é bom que a gente se atente com a corrente I que passa pelo LED, nesse caso eu a limitei para 18mA ( 0,018 A ), sendo que esse valor é suficiente e fornece o brilho desejável.
O interessante para montar essa lâmpada de LED é utilizar aquelas lâmpadas de seta de carro, que queimam facilmente, como esta abaixo:
Aproveitando uma que eu tinha aqui em casa, que já estava queimada, retirei o vidro que envolve ela e a limpei, deixando a preparada para receber por dentro um LED e um resistor, abaixo a lâmpada sem o vidro e pronta para nosso projeto:
Os materiais necessários são:
1 LED de alto brilho ( também serve um outro comum).
1 Resistor de 560 Ohm's.
1 Lâmpada automotiva queimada.
1 Soquete para lampada automotiva.
Esse LED e o resistor estão tão pequenos porque estou reutilizando-os de outras montagens.
Mas para fazermos com que o acabamento final seja verdadeiramente bom, precisamos destas outras ferramentas (não é necessário ter essas ferramentas se o LED não for colocado na lampada) :
1 ferro de soldar e um tubinho de estanho, essas ferramentas são encontradas até em lojas de 1,99, e são de fácil manuseio.
Bom com todos os componentes em mãos, vamos começar a montar o nosso circuitinho, e é claro colocá-lo em funcionamento.
NÃO!!! para tudo, esquecemos que o LED tem polaridade, então vamos ver o seguinte, os terminais do LED tem nome e indicam sua polaridade, olhem só: o terminal mais comprido é o positivo e se chama ânodo e o outro é o negativo que se chama cátodo, como está ilustrado abaixo.
Agora já sabemos como ligar o LED e podemos começar a montar a lâmpada:
Primeiramente precisamos fixar o LED bem firme para que não ocorra acidentes com o ferro de soldar.
Fixado o LED vamos soldar o resistor no terminal positivo do LED, agora podemos ficar despreocupados pois o resistor não tem polaridade.
Feito isso estamos quase prontos, precisamos agora soldar mais um fio, devido ao pequeno terminal do LED.
Agora é a hora de usar a lâmpada queimada, observe que ela está com o terminal de baixo todo bloqueado.
Com o auxilio do ferro de soldar retire toda a solda que está bloqueando o terminal, ele deve ficar assim:
Feito isso voltamos para o LED, já com o resistor e o terminal soldados, devemos dobrar o terminal que sobrou um pouquinho para que possamos soldá-lo na lâmpada como mostrado abaixo:
Feito isso agora é hora de soldar a lâmpada no LED, é um procedimento bem simples mas que exige bastante cuidado e atenção para que não se machuque, a lâmpada deve ficar igual a imagem abaixo, só lembrando que o polo positivo da bateria vai nesse buraquinho ai, e por isso o terminal positivo do LED que soldamos o resistor vai bem ali.
Agora soldado o terminal ele deverá ficar assim:
Lembra do terminal dobrado? Ele fica conforme a imagem abaixo, para que possamos soldá-lo na carcaça da lâmpada.
Agora vamos soldar esse terminal na carcaça da lâmpada, ele deverá ficar parecido com o da imagem abaixo:
Pronto feito isso a lâmpada deverá ter este aspecto final:
Agora vamos utilizar o soquete e fazer a fixação da lâmpada nele, lembrando que esse fio preto ai vai no polo positivo da bateria e a chapinha que sobrou é o negativo.
Bom a lâmpada já está pronta, agora vamos ao que a de melhor, o teste da lâmpada automotiva feita com LED.
Por hoje é isso pessoal, uma lâmpada de seta automotiva totalmente feita em casa que pode ser usada em outras aplicações desde que seja fornecida a tensão desejada no inicio do projeto, um circuito bem simples de fácil aquisição e construção, espero que tenha agradado a todos. Em breve mais projetos aqui no blog.
0 comentários:
Postar um comentário